quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Tectónica de Placas animação(Geografia)

Conhecendo o Solo - Nova versão

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ANIPOLITAN 2015






Luana 




Barbara Duzzi
Artur filho de minha amiga Profª Monica









                Nos dias 28 e 29 de novembro foi realizado um grande festival de cultura pop oriental, na qual tive a oportunidade de conhecer os famosos cosplayers, e como os jovens se dedicam  vivenciando as fantasias de seus personagens favoritos de quadrinhos ou de jogos.
            Neste espaço em Salvador teve jogos de games, de campo, online, de paintboll, touro mecânico entre outras atividades esportivas, feiras com artigos variados, shows e entrevistas com dubladores famosos como o Charles Emmanuel (Bem 10), e também pessoas famosas deste meio, com quem eu tirei uma foto, a Barbara Duzzi.
            Fui com uma caravana de jovens de Madre de Deus e Candeias, que todos os anos vão ao ANIPOLITAN, empolgados com suas fantasias para passar um dia inteiro de pura diversão, e também meu filho Vitor Hugo que aproveitou ao máximo junto com um amigo que ele conheceu no dia o Breno.
            Vale muito a pena você conhecer este evento anual, pois terás um dia inesquecível no ANIPOLITAN, vivenciando o mundo dos chamados “nerds”.

              

Prova final#1

How Animals See The World

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Finalmente conheci a Favela (planta)








    
Tive o Prazer de conhecer a planta que deu origem ao nome das comunidades pobres a favela, no sertão nordestino na cidade histórica de Canudos, palco de um dos maiores massacres já ocorridos no Brasil a Guerra de Canudos (1896/97), com cerca de 30 mil pessoas mortas, a luta foi entre os seguidores de Antonio Conselheiro e as tropas federais. Após a guerra em 1897, alguns soldados que voltaram para a cidade do Rio de Janeiro e não receberam o soldo, sendo assim sem condições financeiras, eles se instalaram no Morro da Providência, morando  em barracos provisórios, feitos de restos de materiais. Esse local recebeu então o nome Morro da Favela. A partir da década de 20, as habitações de barracos que se erguiam sobre os morros do Rio de Janeiro passarem a ser designadas favelas. que era o nome de uma planta da região de Canudos.
  A favela é também chamade de Cnidoscolus quercifolius, anteriormente conhecida como Jatropha phyllacanth, popularmente chamada de favela ou faveleira, é uma planta da família das euforbiáceas. É endêmica do Brasil, na Caatinga, possui flores brancas, o fruto é uma cápsula que contém sementes de fava, daí o seu nome.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Projeto Pé na Estrada de Jilson Pereira











O PROJETO PÉ NA ESTRADA foi idealizado por Jilson Pereira professor de geografia, no qual atua em Madre de Deus- BA. Este projeto tem o intuito de vivenciar o que foi ensinado em sala de aula. Desta vez com os alunos do EJA (educação para jovens e adultos) do Complexo de Educação Municipal Professor Magalhães Netto que sentiram a emoção de aprender a historia do sofrimento e da devoção dos moradores do Sertão da Bahia, nos municípios de Canudos Velho e Monte Santo.  Experiência que certamente levarão pro resto de suas vidas. 

Projeto Pé na Estrada (Profº Jilson Pereira) em Canudos









Canudos é um município do estado da Bahia, com uma população de 17.070 habitantes, possui uma área de 2984 km². Encontra-se inserido no Polígono das Secas e no vale do rio Vaza-Barris.



     

Projeto Pé na Estrada (Profº Jilson Pereira) em Monte Santo






        Monte Santo é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 54.884 habitantes. Monte Santo ficou conhecido na história do Brasil por ter sido o quartel-general do exército durante a Guerra de Canudos em 1897. Área3.285 km².  Wikipédia

#EuEscolhoMeuFuturo

O verdadeiro objetivo das guerras


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Profissão Repórter - 03/11/2015 - O Impacto do uso de agrotóxicos na saúde

"Muro já" por Ricardo Brito




Ricardo Brito
Sobre a criação de um MURO que separe o Norte-Nordeste do resto do Brasil: nós o aceitamos, porém com as seguintes condições:
1 - Dê adeus a aquele açaí gostoso que você toma todo dia na academia, ok? E volte ao pão integral, pois tapioca não terás mais.
2 - Seus filhos não irão poder ler Jorge Amado, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Aluisio de Azevedo, Castro Alves, José de Alencar, João Ubaldo Ribero, entre outros.
3 - Vamos ter que engolir Collor, Sarney, Lobão e Renan. Você terá que aguentar seus jovens talentos: Bolsonaros, Garotinhos, Tiririca, Feliciano e Russomano. Além do João Campos (autor da cura gay), Malafaia e Edir Macedo.
4 - Não vale mais viajar para Porto de Galinhas, Praia do Forte, Itacaré e Jericoacoara. Muito menos réveillon em Trancoso e jamais, em hipótese alguma, carnaval em Salvador e Recife. Aliás, todas as memórias de carnavais passados neste locais terão que ser apagadas da sua mente.
5 - Seu carro flex, vai ser só a gasolina, pois não vamos dar a cana-de-açúcar que plantamos e produzimos.
6 - O samba fica com a gente pois foi criado na Bahia. Vamos ter que brigar pela Bossa-Nova, pois surgiu no RJ, mas das mão de um baiano, João Gilberto. Também ficamos com o movimento Tropicalista e seus principais mentores: Caetano, Gil, Torquato e Tom Zé. Sua vida musical vai ficar mais triste pois não abrimos mão de ficar com o frevo, axé, maracatu, afoxé, forró e tantos outros ritmos.
7 - Ficamos com o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, o Polo Petroquímico de Camaçari que conta com 90 empresas químicas, além da fábrica da Ford. E lembre-se que o maior polo tecnológico, o Porto Digital, está em Recife e o polo têxtil está em Fortaleza.
8 - Podem ficar com Elis Regina. Nós ficamos com Gal, Bethânia, Elba, Alcione, Fafá, Daniela e Ivete.
9 - Não abrimos mão da maior empresa de construção do país, a Odebrechet, que também é a maior exportadora de serviços brasileiros e uma das maiores construtoras de hidroelétricas do mundo.
10 - Quando o volume morto da Cantareira acabar, não vale pedir água emprestada da bacia do Amazonas ou do são Francisco (que já anda muito castigado).
11 - Parte da exportação fica com a gente, principalmente a de frutas, algodão, soja, cacau, feijão, guaraná e milho. 95% do sal também fica conosco já que é produzido no Rio Grande do Norte.
12 - Não vamos ser a 6ª economia mundial, nem vocês, pois serão ultrapassados por Itália, Rússia e Índia. Nosso PIB será maior do que o do Chile, Portugal, Israel, Grécia, Finlândia e Singapura, para citar alguns exemplos.
13 - E o mais importante de tudo: DEVOLVA NOSSA GENTE. Queremos de volta todos os nordestinos (e seus descendentes) que saíram de nossas terras desde a década de 40 e ajudaram a construir suas cidades. São Paulo e Rio são grandes metrópoles hoje, graças a migração nordestina, e se todos um dia voltarem, essas cidades irão parar e a economia quebrar. Além de empregadas domésticas e motoristas de ônibus, vai faltar professores, médicos, engenheiros e administradores.
Ainda querem construir esse muro?
Muro já???
Sou Nordestino com orgulho.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Café da manhã para os professores no Gileade




Professores Edcarlos, Rogério e Greice.






Bela homenagem aos professores feita pelos alunos do 8º ano do Colégio Gileade, na manhã de 14 de outubro, véspera do dia 15. O ano já é tão sofrido do professor, que nada melhor que um singelo gesto de carinho para dar um pouco de alegria para esse profissional da educação.

Agradeço a está turma inesquecível, que com esforço, fez esse dia se tornar ainda mais especial, para vocês eu deixo um grande abraço. Raphaela, Tharsilla, Evelyn, Franciele, ingred, Alef, Alex, Wanderson, Alexandre, Pedro, Damares, Nicollas, Ester,  Flavianne e Jhonailton, obrigado meus alunos queridos.